segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Projeto LER "Como pegar uma estrela" - Infantil III - Profª Renata

Com o objetivo de desenvolver propostas dentro do Projeto LER (Leitura, Experiência e Reinvenção) a turma do Infantil III embarcou em uma nova aventura com o livro "Como Pegar uma Estrela" de Oliver Jeffers.


Compartilhamos a história com a turma em diversos momentos das nossas atividades, realizando ações que pudessem tornar as crianças autoras dessa linda narrativa, que nos mostra a importância e a beleza da IMAGINAÇÃO !!! 




Com a ajuda das famílias, a turma teve a tarefa de procurar estrelas no céu de noite e registrar!!! "Algumas crianças contaram que viram estrelas coloridas no céu, outras que não conseguiram alcançar as estrelas, pois estavam muito altas e também teve aquelas que não conseguiram enxergar estrelinhas no céu, pois tinha muitas nuvens..."


Entregamos para cada criança uma estrela de papelão para que elas pudessem escolher a cor da sua estrela... 






Com as fotos que os pais tiraram das crianças observando e tentando pegar uma estrela, convidamos a turma a pintar o céu de noite na folha... Para colarmos a nossa estrela colorida lá...







Na continuidade da atividade, relembramos com as crianças um momento curioso da história, onde o menino conversa com uma Gaivota... 




E se uma Gaivota aparecesse na sala????
Poderíamos conversar com ela !!! 














Para ouvir a Gaivota conversamos que era preciso ter IMAGINAÇÃO...

A turminha adorou! Alguns perguntaram sobre como pegar uma estrela, outros amigos pediram presentes para a Gaivota, teve até pedido de um tablet... Mas aí explicamos a turma que a ave gaivota não dava esses presentes... Rs :)


O Menino do livro "Como pegar uma estrela" era muito criativo e determinado! Ele também buscou viajar de foguete até o céu para pegar a estrela que sonhava...


Resolvemos então relembrar este momento com as crianças no parque da escola... 


No parque existe um brinquedo que parece uma nave espacial, perguntamos as crianças "o que elas achavam de voarmos até o céu nessa nave para pegar estrelas? "


Mas era preciso fechar os olhos e IMAGINAR!!!


A profe Midi pilotou a nave!!! EEEEEeeeee



As estrelas apareceram!!!







"Brilha, brilha estrelinha...

Brilha, brilha lá no Céu! 

Brilha forte, Brilha forte,

Também no meu coração!"


Com carinho,

Professoras

Renata e Midiã


Um comentário:

  1. Que lindo!!! Ela assimilou muito bem.. agora Inaê vê gaivotas e diz o que é... fala das estrelas... É maravilhoso ver a evolução dela... OBRIGADA por fazer parte deste nosso mútuo aprendizado em família!

    ResponderExcluir